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DIETA MEDITERRÂNICA

Oliveira da Serra

A dieta Mediterrânica traduz toda uma filosofia e um estilo de vida, que tem por base a comunidade e a partilha de refeições elaboradas com um conjunto de alimentos locais e da época, preparados a partir de receitas e formas de cozinhar próprias de cada lugar.

Seguir as recomendações acima mencionadas é uma forma saborosa, prática e económica de aumentar a sua qualidade de vida e de se manter saudável.

A dieta mediterrânica tem sido associada a um aumento da longevidade, a uma melhor mineralização óssea, à manutenção de um peso saudável, à redução de doenças cardiovasculares, à prevenção da diabetes e a uma menor prevalência de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.



PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

DA DIETA MEDITERRÂNICA

A dieta mediterrânica diminui o seu risco de desenvolver alzheimer e atrasa o declínio cognitivo.
A dieta mediterrânica é mais eficaz na manutenção ou perda de peso do que uma dieta baixa em gordura.
A dita mediterrânica está associada a uma maior longevidade.
Quando comparada com uma dieta pobre em gordura, a dieta mediterrânica enriquecida com azeite e frutos secos aumenta a saúde cardiovascular reduzindo o risco de ataque cardíaco e AVC assim como de morte prematura.
Em indivíduos com artrite reumatoide a dieta mediterrânica diminui a inflamação, aumenta a função motora e melhora a vitalidade.
A dieta mediterrânica reduz o risco de vir a desenvolver diabetes e ajuda no controlo da glicémia e na prevenção de danos cardiovasculares em indivíduos com diabetes estabelecida.